terça-feira, 26 de abril de 2011

Hora de Casar!


Quando se tem alguém especial, aquela pessoa companheira com a qual você quer passar o resto da vida, vai acabar nascendo, de uma forma ou de outra, a vontade de morar junto!

Morar junto e casar É e NÃO É a mesma coisa.
Não estou falando de festas, igreja e blá blá blá, me refiro a comprovação de união em cartório.


Na prática todos terão vidas de casado morando juntos, as responsabilidades serão as mesmas (ou ao menos deviam ser, rs). Mas em certos casos, casar "de papel passado" agrega mais valor a união do que simplesmente "juntar os trapos". Já que nesse país TUDO é burocrático e confirmado por milhares de papéis, ter uma relação estável confirmada pelo direito civil acaba trazendo bons benefícios e segurança pro casal (benefícios em caso de morte, separação, doenças, títulos, etc)
Claro que hoje tem gente entrando na justiça pra provar a tal "relação estável" que tinha com fulano. Que dá certo dá, mas dá muuuito mais trabalho e leva muito mais tempo.

Não existe uma hora certa pra casar. Tem gente que casa com 1 mês de namoro, outros levam 10 anos pra casar (aeeee o/ ), isso é muito relativo. Mas particularmente acho muito estranho já ir casando com uma pessoa que a gente nem bem conhece. Como diria minha avó: "São necessários muitos sacos de sal pra conhecer mesmo uma pessoa."

Pra quem não conhece o provérbio quer dizer: A gente usa só um pouquinho de sal na comida não é mesmo? Então se é preciso muitos sacos de sal pra conhecer uma pessoa, quanto tempo isso pode levar?

Claro que cada caso é um caso. Tem gente que conhece uma pessoa, já casa daí uns meses e o relacionamento dura que é uma beleza. Da mesma forma que posso ficar namorando uma pessoa anos e anos, e quando casa, a convivência destrói tudo.


Tenho uma amiga que namorou um cara 4 anos. Estavam de casa comprada, financiando um veículo, com tudo encaminhado. Até que ela se deu conta (finalmente) que ele não ia a fazer feliz. Que ela não iria suportar mais as manias, birrinhas e crises dele. Ela enxergou nele coisas que até então não via. O relacionamento acabou, deu um super trabalho dividir os bens, e ela ainda saiu no prejuízo (mas considera que pelo menos ele a deixou em paz)
Depois disso ela conheceu outro cara, totalmente diferente do ex. Ela ficou encantada em encontrar nesse, tudo o que não via no outro. E aí? Eles se casaram em 1 ano!
Ainda assim retruquei pra ela, se não era melhor esperar mais um pouco pra pensar em casamento? Mas ela disse que já tinha perdido 4 anos e dessa vez não ia esperar nada. Eles casaram mês passado e estão super felizes! ^^


Ainda assim, penso (particularmente) que: Se está há tanto tempo com a mesma pessoa, já conhece e tolera alguns deifetos/manias/crises/loucuras dela, se há compreensão, carinho e respeito mesmo depois que a paixão enlouquecedora passou, se o amor ainda os une e mantém o desejo de morar juntos... O que pode dar errado? Não parece mais seguro e racional do que sair de casa pra morar com um "desconhecido"?

Surpresas nós teremos com as pessoas durante a vida toda. Só descobriremos certas coisas ou reações delas depois de algum tempo e em determinadas situações. Até hoje me surpreendo com meu namorado (e estamos juntos há quase 8 anos).

E temos que levar em conta que as pessoas mudam também. Não somos mais hoje o que éramos no passado. Aprendemos e conhecemos muitas coisas, pensamos, julgamos e compreendemos de forma diferente a respeito de algo. Algumas pessoas evoluem, algumas se mantém constantes e outras regridem.
Isso acontece com nós e também com quem amamos não é? Aquela pessoa maravilhosa pode não ter mais a mesma "cabeça" de 10 anos atrás. E nem você. Já pensou sobre isso?

3 comentários:

Unhas pintadas e cia disse...

Eu já estou na horaaaa
6 anos de namoro hahahaha
adoreiiiii o post!
ótimas dicas =)

Beijoooooo
Monique

http://unhaspintadasecia.blogspot.com

Dani ;) disse...

Eu acho isso tmbm, um casal juntado é diferente de uma casado no papel, igreja e talz...
Eles se juntam pq sabe q pode separar a qualquer momento sem problemas de burocracia. Mas a convivência faz o amor ou paixão não aguentar tanto qdo não se tem um compromisso firmado, né?

Adorei o post, assino embaixo tudo o q vc falou, Vânia!!

Bju no core!!

Dani do
http://estacaobeauty4you.blogspot.com/

Luiza disse...

Adorei o post! Concordo com vc que teremos surpresas eles com a gente e a gente com eles, pra sempre!
A convivência faz ruir a paixão, o encantamento já não é mais o mesmo,casar mesmo é quando ambos já sabem que não dá para correr mais dessa decisão.Adorei o seu post.
To te seguindo....vc ainda não tá me seguindo ahahaha acho que esqueceu de apertar o seguir minha linda!!!
beijinhosssss da lú


www.innovareacessori.blogspot.com

Postar um comentário

Me ajudem a melhorar sempre! COMENTEM! ;D