sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Fascínio dos Bettas

Hoje quero iniciar novos posts sobre a paixão que move minha vida: Os animais! Pretendo falar um pouquinho sobre um tudo em geral, mas principalmente sobre aqueles fofinhos que podem viver ao nosso lado, nossos Pets!

E quero começar por um peixinho lindo que sempre teve um cantinho no meu lar, os Bettas! E quem não os conhece vai saber um pouco mais sobre eles.


O Betta splendens, ou popularmente conhecido como Peixe-de-Briga , é um peixe originário da bacia do sudeste Asiático, que compreende regiões da China, Mianmar, Laos, Camboja, Vietnã e Tailândia.
O nome Betta teve origem numa tribo guerreira nativa do Sião, os "Ikan Bettah", e o splendens tem sua origem no latin, splendore (esplendor).

Entre os peixes ornamentais de água doce, os Bettas são considerados os mais bonitos. Na forma selvagem, são bem diferentes e sem toda essa beleza, possuem cauda curta e cores opacas entre tons de amarelo e marrom.

Exemplar selvagem

O habitat natural do Betta é em charcos e plantações de arroz (águas de pouca ou nenhuma correnteza, com baixos níveis de oxigênio) e sua alimentação é rica em proteína, sendo basicamente de mosquitos, larvas e vermes, encontrados em abundância nesses locais.

Arrozal
Devido a falta de oxigenação destes ambientes, este peixe tem a particularidade de respirar o ar atmosférico, graças a uma região do cérebro chamado de labirinto, que permite ao peixe subir á superfície para conseguir oxigênio, tirando sua dependência das bombas de ar nos aquários.

Cuidados

Os Bettas são peixes solitários e não convivem com outros da mesma espécie devido a luta pelo território. Se colocados juntos, geralmente irão brigar até a morte (coisa de homem bobo né? rs) Então, cada um no seu quadrado, rsrsrs

Beteira unitária

Já as fêmeas podem conviver juntas em aquários comunitários, mas também pode haver disputas e brigas. A regra é: quanto maior o número de fêmeas, melhor! Pois um maior número de peixes impede que haja apenas um dominante.

Aquário comunitário (fêmeas)

Mas vale lembrar que SEMPRE há exceções!

No meu aquário comunitário, por exemplo, tenho um Betta macho que convive super bem com uma betta fêmea, dois platis, uma coridora e um cascudo. Da mesma forma que já tive bettas fêmeas que se mataram no mesmo dia.
Tudo tem exceção, mas o instinto desses peixes é de viverem sozinhos!

Dá pra diferenciar facilmente os Bettas machos das fêmeas.
Os machos são maiores, possuem uma longa cauda e são muito coloridos. Já as fêmeas são menores, possuem a cauda curta e serrilhada, e são menos coloridas (geralmente de apenas uma coloração)


Tipos de cauda

Uma parte muito interessante nesses peixes são suas caudas. Existem vários tipos diferentes, o que faz com que o preço desses peixes varie conforme cada tipo.

Veil tail (VT) ou caudal em véu - é o betta tradicional, aqueles que, em sua grande maioria, ainda são encontrados nas lojas.


Round tail (ou fan tail) ou caudal redonda - também encontrado nas lojas, porém, foram os primeiros bettas a apresentarem uma certa simetria. É encontrado na cauda das fêmeas.


Delta tail (DT) ou caudal em delta – Semelhante a um leque aberto. Já encontrado em algumas lojas.


Half moon (HM) ou meia lua - é igual a cauda acima (SD) só que possui abertura igual (ou superior) a 180°.


Crown tail (CT) Borda em Forma de Coroa. É uma cauda com “pontas”.


Feather tail (FT) ou cauda em formato de pena – (feather, em inglês).


Aquários

Os Bettas vivem cerca de 3 ou 4 anos em aquários, claro, se mantidos em condições próprias para um peixe desses. O ideal é ter um aquário com no mínimo 2 litros para cada peixe. Então é 2L por betta (caso o aquário seja comunitário)

As clássicas “betteiras” são boas opções, mas se puder escolher, compre a maior que puder. Existem betteiras que são praticamente do tamanho de cinzeiros! E temos que pensar no bem estar do peixinho que vai morar ali. Você mesmo não gostaria de viver num banheirinho não é verdade? rs

  
Alimentação

A maior incidência de morte desses peixes é por problemas intestinais. As famosas rações de “bolinhas” são super baratas e vendidas popularmente junto com os peixes, mas elas são a principal causa de constipação intestinal, o que provocará a morte do peixinho mais cedo ou mais tarde (já perdi tantos assim u.u”)

Betta com constipação intestinal

Uma das mais indicadas é a ração em flocos (e não as granuladas). Existem várias marcas no mercado e a que eu indico sempre é a Betta Min – Tropical Medley da Tetra. É uma ração em flocos própria para Bettas, possui rápida absorção e digestão. Ela contém também artêmias liofilizadas, que proporcionam uma grande quantidade de proteínas (essencial na dieta dos bettas)


O preço dela é meio salgado, sai por volta de R$14,00 o potinho menor de 23g, mas se você tem um betta só, é ração pra vida toda! Vem muuuita ração! Meu pote ainda não está nem na metade, isso pq eu que tenho um aquário comunitário e ainda mando ração pro betta do meu namorado (dura muuuito!)
Se você quer um Betta que viva bastante, vale a pena o investimento! =)

Reprodução


Vou deixar esse tópico a parte para um próximo post, pois a reprodução dos Bettas tem vários passos e detalhes importantes, não sendo tão simples como parece.
Se você pretende reproduzir esses lindinhos em casa, aguarde ^^

Espero que todos tenham gostado e que esse post incentive a criação apropriada desse peixinho tão lindo que é o Betta!

Beijos!!!
=D

12 comentários:

DICAS FABULOSAS disse...

Ah, esse peixe é lindo mesmo! Obra da natureza.
O blog tá lindo!

Beijos,

http://blog-fashionstyle.blogspot.com

Esmaltes da Cah disse...

sao lindos ne, eu tive varios, e duraram em media de 1 a 3 anos!
Beijinhos
Cah

http://esmaltesdacah.blogspot.com

Unhas pintadas e cia disse...

Ahhh eu já tive são lindosssss
=)

Beijoooo
Monique

http://unhaspintadasecia.blogspot.com

Te sorteio bem simples lá no blog passa lá!
Só clicar na propagando no canto direito...

Liíh disse...

meu namorado acabou de comprar um e pos um nome ridiculo no coitadinho
Vou passar o link pra ele ler
bjoos

http://beautyandchilli.blogspot.com/

Liíh disse...

pode ficar tranquila, tinha esquecido de postar e fui pesquisar só pra ter certeza, são de pele sintética sim ^^
Atualmente é MUITO raro um casaco de pele mesmo, com tantos materias novos disponiveis nem tem porque matar um animal para fazer roupa.
Bjoos

Tainã Almeida disse...

Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da vida.
mais o que o adolescente pensa disso?:

Visita meu blog?

http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

Se gostar do blog, segue lá, ficarei muito feliz.
Beijos.

Dani Azevedo disse...

Adorei esse post!!! Cada betta lindooooooo!!! Tenho saudades do meu falecido =/

Bjs

http://manias-de-mulher.blogspot.com

Julliany kotona disse...

Amei o blog to seguindo bjks bom fim de semana;*

nika r. disse...

Eu já tive uns dois, por causa do meu filho que queria pq queria um peixinho, hehe! São lindos *-*

Beijocas :)
http://ohbeibe.blogspot.com

Anônimo disse...

hahaha
gostei de ver, pesquisou bastante!!
Parabens!

Anônimo disse...

Só uma coisa, essa coisa de 2l por betta ou tantos litros por peixe é um erro. O betta é sim vendido em aquarios pequenos mas muitos acabam morrendo pois nesses pequenos aquarios nao tem aquecimento muito menos filtragem. O aquario mínimo para o betta viver bem é a partir de 15l que podemos comprar um aquecedor e um filtro externo. Em aquarios pequenos de 2l o betta vive, mas nao vive bem, dizer que ja estao acostumados é um ato desumano que as lojas falam para poder vende-los mais rapido.
Em um aquario comunitario de 50 litros, se seguirmos essa regra de 2l por betta quer dizer que cabem tranquilamente 25 bettas nessa aquario? Um super erro, no maximo uns 15 e olhe la, seguindo as condiçoes de filtragem e densidade das plantas. A melhor forma de ver quantos peixes cabem no aquario é ter bom senso, imaginar que cada peixe tem q ter seu espaço e um nado livre. Obrigado.

Anônimo disse...

Aquele cauda de véu parece delta....

Postar um comentário

Me ajudem a melhorar sempre! COMENTEM! ;D