sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Câncer

Hoje vou falar um pouquinho sobre saúde.

Ontem (04/02) foi o Dia Mundial do Câncer, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a doença é a segunda principal causa de mortes em todo o mundo – perde apenas para doenças cardiovasculares.

Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer. A incidência da doença, de acordo com o órgão, pode ser reduzida por meio de estratégias de prevenção, de detecção precoce e de tratamento.

Os fatores de risco listados pela OMS e relacionados ao câncer incluem o uso de tabaco; infecções crônicas por vírus como o da hepatite B e o HPV; sobrepeso e obesidade; radiação; hábitos alimentares ruins; sedentarismo; abuso no consumo de álcool; e exposição a substâncias químicas.


O envelhecimento também é um fator de risco determinante no desenvolvimento do câncer, já que esta é uma doença fortemente influenciada por fatores ambientais. A exposição mais prolongada a agentes carcinogênicos (substâncias químicas do ambiente ou da alimentação e agentes físicos como certos tipos de radiação) resulta em uma maior chance no desenvolvimento de células tumorais. Portanto, quanto mais se vive, maior a chance de acometimento por câncer

Mas afinal, o que é o Câncer?

Câncer é o crescimento desordenado de células anormais que continuam a se multiplicar e dividir com essa anormalidade.

Essas células tendem a ser muito agressivas, formando os tumores (ou acúmulo de células cancerosas) que podem ser benignos ou malignos.

* Quando benignos, os tumores crescem e se multiplicam mas permanecem na mesma região onde teve início o câncer.

* Quando malígnos, as células podem invadir tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (o processo de disseminação das células cancerosas no corpo recebe o nome de metástase)

Geralmente, o câncer começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Algumas imagens de células cancerosas por microscopia eletrônica:

Câncer de mama













Divisão celular de célula cancerosa

Multiplicação tumoral com metástase



















Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nós corremos o risco a cada minuto de desenvolver algum tipo de câncer, pois nossas células se multiplicam todo o tempo. Aproximadamente a cada 30 minuto há nova divisão celular em nosso organismo, e com isso existe a chance de ocorrer algum erro na divisão que provocará uma nova célula anormal.


Mas felizmente nosso organismo possui mecanismos (chamados Checkpoints) que atuam como "analistas" no ciclo celular. Os checkpoints checam se a divisão celular está ocorrendo corretamente, se estiver ela segue seu curso, se houver algum dano na célula a divisão para e a célula anormal segue para ser destruída (por apoptose)

Célula sendo destruída por apoptose


Linfócito T (laranja) atacando célula cancerosa (roxo)
 
Macrófagos fagocitando célula cancerosa do pulmão


















Temos inúmeras células de defesa trabalhando todo o tempo para controlar irregularidades em nosso organismo, mas também precisamos ajudá-las cuidando um pouco da nossa saúde, pois pequenas mudanças já são o início de diversas prevenções de doenças futuras.

E vocês, estão cuidando da saúde? ;)

5 comentários:

Trytta disse...

oown meu tio faleceu de cancer com cerca de 40 e pokos aninhos ;T isso por uqe nao quiz tratar direitinho quando já desconfiava e nao tinha dado a minima atenção.. sabe... agente acha que coisas assim nunca irão acontecer com agente neh... e acaba nem ligando.. gostei muito desse post.. vcs explicaram tudo certinho e acho importante as pessoas tere consciencia do que é e como prevenir o cancer.. pra evitar perdas dolorosas como a que eu tive que enfrantar quanto ao meu tio.. ;T

DICAS FABULOSAS disse...

Meu tio tbm faleceu de cancer, mas, esse é o caminho que Jesus escolheu. Eu pesso com que todas(o) que estão com cancer: Fiquem fortes, ou simplesmente entreguem suas vidas a Jesus.


Bjs

http://blog-fashionstyle.blogspot.com

camille disse...

nao sabia que era dia do cancer... mt importante divulgar de fato!
bjs

sacheebombom.blog.com

BiaBloom disse...

Oi, querida! Gostaria de poder te dar todos os selinhos do mundo! Não só por seu blog ser uma fofura mas também por você sempre ser gentil e amiga de todos ao redor. Pessoas como voxê valem ouro. Pena que existem pouscos exempleres! Então, muito importante este post. o mundo precisa estar consiente do câncer. Falando do blush, eu também nunca acerto. Por mais que eu fale de maquiagem no no blog, não sou nenhuma profissional, não chego perto. Também pela minha idade. Mas é isso! Pode esperar minha próxima visita, que será muito em breve!
Abraços,
BiaBloom

http://invernodasflores.blogspot.com

Simara Rosado disse...

Oiê...

Tem sorteio la no meu Blog!

Depois da uma passadinha lá... hehe

http://simararosado.blogspot.com/

Att!!!

BeeijO!

Postar um comentário

Me ajudem a melhorar sempre! COMENTEM! ;D