segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Começando a semana zen!


Não tem como olhar essa foto e não sorrir!
Que tal começarmos a semana assim?
:}

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Fascínio dos Bettas

Hoje quero iniciar novos posts sobre a paixão que move minha vida: Os animais! Pretendo falar um pouquinho sobre um tudo em geral, mas principalmente sobre aqueles fofinhos que podem viver ao nosso lado, nossos Pets!

E quero começar por um peixinho lindo que sempre teve um cantinho no meu lar, os Bettas! E quem não os conhece vai saber um pouco mais sobre eles.


O Betta splendens, ou popularmente conhecido como Peixe-de-Briga , é um peixe originário da bacia do sudeste Asiático, que compreende regiões da China, Mianmar, Laos, Camboja, Vietnã e Tailândia.
O nome Betta teve origem numa tribo guerreira nativa do Sião, os "Ikan Bettah", e o splendens tem sua origem no latin, splendore (esplendor).

Entre os peixes ornamentais de água doce, os Bettas são considerados os mais bonitos. Na forma selvagem, são bem diferentes e sem toda essa beleza, possuem cauda curta e cores opacas entre tons de amarelo e marrom.

Exemplar selvagem

O habitat natural do Betta é em charcos e plantações de arroz (águas de pouca ou nenhuma correnteza, com baixos níveis de oxigênio) e sua alimentação é rica em proteína, sendo basicamente de mosquitos, larvas e vermes, encontrados em abundância nesses locais.

Arrozal
Devido a falta de oxigenação destes ambientes, este peixe tem a particularidade de respirar o ar atmosférico, graças a uma região do cérebro chamado de labirinto, que permite ao peixe subir á superfície para conseguir oxigênio, tirando sua dependência das bombas de ar nos aquários.

Cuidados

Os Bettas são peixes solitários e não convivem com outros da mesma espécie devido a luta pelo território. Se colocados juntos, geralmente irão brigar até a morte (coisa de homem bobo né? rs) Então, cada um no seu quadrado, rsrsrs

Beteira unitária

Já as fêmeas podem conviver juntas em aquários comunitários, mas também pode haver disputas e brigas. A regra é: quanto maior o número de fêmeas, melhor! Pois um maior número de peixes impede que haja apenas um dominante.

Aquário comunitário (fêmeas)

Mas vale lembrar que SEMPRE há exceções!

No meu aquário comunitário, por exemplo, tenho um Betta macho que convive super bem com uma betta fêmea, dois platis, uma coridora e um cascudo. Da mesma forma que já tive bettas fêmeas que se mataram no mesmo dia.
Tudo tem exceção, mas o instinto desses peixes é de viverem sozinhos!

Dá pra diferenciar facilmente os Bettas machos das fêmeas.
Os machos são maiores, possuem uma longa cauda e são muito coloridos. Já as fêmeas são menores, possuem a cauda curta e serrilhada, e são menos coloridas (geralmente de apenas uma coloração)


Tipos de cauda

Uma parte muito interessante nesses peixes são suas caudas. Existem vários tipos diferentes, o que faz com que o preço desses peixes varie conforme cada tipo.

Veil tail (VT) ou caudal em véu - é o betta tradicional, aqueles que, em sua grande maioria, ainda são encontrados nas lojas.


Round tail (ou fan tail) ou caudal redonda - também encontrado nas lojas, porém, foram os primeiros bettas a apresentarem uma certa simetria. É encontrado na cauda das fêmeas.


Delta tail (DT) ou caudal em delta – Semelhante a um leque aberto. Já encontrado em algumas lojas.


Half moon (HM) ou meia lua - é igual a cauda acima (SD) só que possui abertura igual (ou superior) a 180°.


Crown tail (CT) Borda em Forma de Coroa. É uma cauda com “pontas”.


Feather tail (FT) ou cauda em formato de pena – (feather, em inglês).


Aquários

Os Bettas vivem cerca de 3 ou 4 anos em aquários, claro, se mantidos em condições próprias para um peixe desses. O ideal é ter um aquário com no mínimo 2 litros para cada peixe. Então é 2L por betta (caso o aquário seja comunitário)

As clássicas “betteiras” são boas opções, mas se puder escolher, compre a maior que puder. Existem betteiras que são praticamente do tamanho de cinzeiros! E temos que pensar no bem estar do peixinho que vai morar ali. Você mesmo não gostaria de viver num banheirinho não é verdade? rs

  
Alimentação

A maior incidência de morte desses peixes é por problemas intestinais. As famosas rações de “bolinhas” são super baratas e vendidas popularmente junto com os peixes, mas elas são a principal causa de constipação intestinal, o que provocará a morte do peixinho mais cedo ou mais tarde (já perdi tantos assim u.u”)

Betta com constipação intestinal

Uma das mais indicadas é a ração em flocos (e não as granuladas). Existem várias marcas no mercado e a que eu indico sempre é a Betta Min – Tropical Medley da Tetra. É uma ração em flocos própria para Bettas, possui rápida absorção e digestão. Ela contém também artêmias liofilizadas, que proporcionam uma grande quantidade de proteínas (essencial na dieta dos bettas)


O preço dela é meio salgado, sai por volta de R$14,00 o potinho menor de 23g, mas se você tem um betta só, é ração pra vida toda! Vem muuuita ração! Meu pote ainda não está nem na metade, isso pq eu que tenho um aquário comunitário e ainda mando ração pro betta do meu namorado (dura muuuito!)
Se você quer um Betta que viva bastante, vale a pena o investimento! =)

Reprodução


Vou deixar esse tópico a parte para um próximo post, pois a reprodução dos Bettas tem vários passos e detalhes importantes, não sendo tão simples como parece.
Se você pretende reproduzir esses lindinhos em casa, aguarde ^^

Espero que todos tenham gostado e que esse post incentive a criação apropriada desse peixinho tão lindo que é o Betta!

Beijos!!!
=D

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Diga o que quer dizer!


Não sei se é só comigo, mas as vezes tenho a sensação de que nós mulheres, temos sempre que explicar verbalmente, tim tim por tim tim, o que tentamos demonstrar aos homens. Às vezes a gente tenta expressar alguma coisa só com gestos, com olhares, expressões, até mímica... e nada, eles continuam com aquela cara de “o que deu nela?” =/

Sabem aquela frase: “Que estranhamente as mulheres se comunicam falando?” rsrs Tudo bem, falamos bastante sim, mas nem sempre queremos demonstrar algo simplesmente falando, às vezes queremos (e precisamos) de uma comunicação menos verbal. Posso garantir que 80% das mulheres tentam, já tentaram ou quiseram, ter aqueeela telepatia com o companheiro, onde compreendemos tudo com apenas um olhar (coisa de filme romântico néam?! rs)


Claro que depois de muito tempo de convivência a gente passa a entender um ao outro de uma forma muito mais simples, onde cada gesto tem um significado que é rapidamente compreendido. Mas ainda assim os homens deixam a desejar nesse quesito.

Exemplo:

- Vocês brigam/discutem/etc.
- Ele pede “desculpas”.
- Você ainda não está feliz-feliz.
- Mas na cabeça dele o problema acabou assim que ele pediu “desculpa”.
- Sua cara ainda está assim: u.u”
- Ele pensa “Por que ela está chateada?” com a maior sinceridade do universo e não consegue de forma alguma assimilar a causa-consequência da discussão de minutos atrás (que já está até na lixeira da mente dele, rs).

Pode parecer estranho, confuso, mas sei que muita gente que está lendo isso entende =P
Tem horas que a gente não quer ter que tocar em determinado assunto (que muitas vezes já está desgastado) mas se depender da parte masculina assimilar a sua cara de bunda com a discussão da semana passada... xiiii, tu vai morrer de cara feia, rs.
Você até fica pensando “O filho da puta sabe muito bem o que fez e tá fingindo que não faz idéia do que se trata” ou então “Ele tá me testando, certeza!”. Mas muitas vezes, realmente nem passa pela cabeça dele qual é o problema.


Não adianta, chega uma hora que a gente tem que explicar tudo, nos detalhes, desde o que ele falou, até o que você entendeu, o que está sentindo, e blá blá blá.

Por que será que as mulheres discutem tanto a relação?

Porque vocês (homens insensíveis e sem coração, rsrs) não cortam a discussão na hora, não dão um fim a ela no mesmo dia, e ela se estende durante toda sua semana (o que acarretará num domingo com muitas horas de discussão e nada de sexo) vai bocóh, rsrs


O negócio é o seguinte: Começou? Termina!
Não deixe a noite terminar com sua companheira triste. Se a carinha ainda estiver assim: u.u”... passe com ela quantas horas forem preciso até que se entendam e ela fique novamente assim:  =D  Tá, sem exageros, assim:  =) ...já está bom, rsrs.

E afinal, onde está o problema?

Nas mulheres que enrolam e não dizem diretamente o que querem dizer, ou os homens com uma baixíssima dedução e sensibilidade feminina? rs

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sorteio! Blog Natura Butterfly


Queridas, o Blog Natura Butterfly vai sortear uma linda Máquina de Decorar Unhas Nayl Art Printing! Olhem que praticidade!
O kit vem com a máquina para carimbar, os esmaltes e várias plaquinhas.

Olhem que bacana:

 


Para participar é só clicar AQUI e se inscrever no site seguindo as regras.
O sorteio será dia 25/03!
Quem sabe não será você a sortuda que vai ganhar esse kit? =)
Corre lá e boa sorte!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jack Sparrow está de volta!

Olhem só como uma coisa leva à outra. Estava eu fuçando nos blogs da vida sobre esmaltes, quando vejo a nova coleção da O.P.I: Piratas do Caribe! Olhem que gracinhas as cores!

Fonte: The Beauty Bite

Fonte: 9ml

Gracinhas né?
Mas o real motivo deste post é bem melhor que isso! Foi quando li que "a nova coleção da O.P.I deve ser lançada em maio junto com o novo filme!"

UÓTI??? Tava por fora total! XP

É isso aí minha gente, agora em maio de 2011 será lançado o novo filme: "Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides" (Piratas do Caribe: Em Marés Estranhas)

Poucos detalhes da nova história foram divulgados, mas Johnny Depp (Jack Sparrow)  e Geoffrey Rush (Capitão Barbossa) estarão no filme. Penélope Cruz também atuará no longa.
Pelo pouco que foi falado e virou boato, o filme não será uma continuação, mas sim conta sobre o início da saga, onde Jack Sparrow e Barbossa saem em busca da Fonte da Juventude.

Curtam o Trailer Oficial!



E aí, quem mais está ansiosa para a estréia do filme levanta a mão! =D

o/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro: Valentine´s Day!!!


Pouca gente sabe ou conhece, mas Hoje é comemorado o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, que é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes, como as tradicionais caixas de bombons.


Conta a história que São Valentim era um bispo da Roma antiga que procurava ajudar as moças de povoados pobres a arrecadarem dinheiro para poderem casar, e também celebrava casamentos secretamente durante o período de guerra, o que era proibido pelo Império, pois os homens após casarem-se já não eram "bons combatentes" para a nação.
Com isso, a prática foi descoberta e São Valentim foi condenado à morte em 14 de fevereiro.


No Japão existem duas datas para celebrar o Dia dos Namorados: 14 de fevereiro as moças dão presentes aos rapazes, e no mês seguinte, dia 14 de março, os rapazes dão presentes em retribuição para as moças.

No Brasil, o nosso Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, devido termos um santo próprio, o Santo Antônio, o santo "casamenteiro", e o dia dele ser comemorado dia 13 de junho, rsrs.


E aí, alguém vai aproveitar pra comemorar hoje? =D

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Selinho super Especial pro Blog!


É com muita Alegria que recebo esse selinho tão especial e de uma pessoa linda que conheci pelo mundo bloguístico, e que muito mais do que uma leitora fiel, tornou-se uma grande amiga!

A Bia tem um blog lindíssimo, o Inverno das Flores, com posts muito interessantes e de super bom gosto. É aquele blog que dá gosto de ler todo dia. Não tem um assunto específico, é um blog feminino que aborda praticamente tudo oq nos interessa. Vale muito a pena pegar uns minutinhos do seu dia e dar uma passada lá! ;)

Aqui estão algumas palavras carinhosas que vieram junto do selinho:

Estou enviando uma plantinha para você.

Uma plantinha chamada de Amizade!
Você deve regá-la dia após dia com palavras
de Carinho e Sinceridade; adubá-la com
Respeito e Dedicação.
sempre Forte e Bonita

Essa plantinha, quando nova, pode
aparentar sem importância, ou
até mesmo sem vida...
Mas, quando começar a crescer, você
perceberá que suas flores são Lindas
e suas raízes, Fortes e Profundas!
Por isso trate a Plantinha da Amizade com
muito cuidado, não deixando de adubá-la
jamais, pois se isso acontecer...
Ela poderá morrer sem ao menos te dar
a chance de mostrar a Essência mais
Linda que essa planta possui:
E deixar que o sol do amanhecer ilumine
e aqueça suas raízes para que cresça
A Verdadeira Amizade!

Não é uma graça? Obrigada de novo Bia, vc com certeza é UM amor! =*
Obrigada pelo carinho de sempre, comigo e com o blog!

Como estou sem tempo nenhum não vou indicar nenhum blog específico para ganhar o selinho (mesmo tendo inúmeros que são especiais), mas vou disponibilizá-lo para todas que o quiserem! É só pegar e postar em seus blogs.

Espero que tenham gostado!
Beijos e bom final de semana!
^^*

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Traição de Mulher


O marido chega em casa e pega a esposa, na cama, com um garotão, 25 anos, forte, bronzeado, cheio de amor pra dar…
Arma o maior barraco, mas a mulher o interrompe:
-Antes, você deveria ouvir como tudo isso aconteceu…

Andava na rua, vi esse jovem maltrapilho, cansado e faminto .
Então, com pena do estado dele, eu o trouxe para casa.
Dei a ele aquela refeição que eu havia preparado para você ontem
E como você chegou tarde e satisfeito com o tira-gosto do boteco…
não comeu, e eu guardei o jantar na geladeira, lembra-se?
Ele estava descalço, então dei a ele aquele seu par de sapatos que, como foi minha mãe que te deu, você nunca usou.
Ele estava com sede e eu servi aquele vinho que estava guardado…
Para aquele sábado que você prometeu mas que nunca chega…
Pois num dia é futebol, noutro poker, noutro pescaria, noutro peteca, noutro lavando o carro e assim por diante.
As calças estavam rasgadas, dei-lhe aquele seu jeans semi-novo…
Ainda estava em perfeito estado, mas não cabia mais em você.
Como ele estava sujo, aconselhei-o a tomar um banho….
Fazer a barba, então dei a ele aquela loção francesa novinha que você nunca usou, porque acha fedorenta.
Daí, quando ele já ia embora, perguntou:
Dona, tem mais alguma coisa que seu Marido não usa mais?
- Nem respondi !!!!!!! Dei logo !!!



(Moral da história: Mulher só trai por justa causa)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mais tempo, por favor?


Queridos e Queridas!
Este ano será (e já está sendo) um tanto corrido pra mim por vários motivos.
É o último ano da minha faculdade da Biologia, as aulas reiniciam amanhã e terei que entregar o TCC (monografia) até junho! Coitados deles que vou entregar em junho =P rs Estou fazendo também Iniciação Científica no Departamento de Neurociências da USP aqui de Ribeirão Preto (assim que der conto um pouquinho sobre meu projeto =D)
Com isso já vou juntar tudo: Estágio + IC + TCC
Quer dizer, tô atolada até as tampas XP rsrs

Mas não quero deixar o blog parado não! AMO escrever nele, ainda mais que nos últimos meses ganhei vááárias amigas tão especiais, que acompanham, comentam, palpitam... enfim, o show não pode parar! (E não vai parar!!!)

Mas devido a rotina tenho que avisar que as postagens podem não ser mais tão frequentes como agora =/ E não é por falta de assunto não (pois tenho tantas postagens pra terminar, tanta fofoca pra botar em dia, hahaha) o problema vai ser falta de tempo mesmo. O que dá pra fazer em 24 horinhas? Já perco 8 pra dormir e poder acordar de bom humor no dia seguinte. Comofaz? =P

Então meus amores, não desistam do blog (pois vai ter uma moça descabelada do outro lado, pirando com tanta coisa pra fazer, rs), e torçam por mim, pois esse ano promete! (E preciso dar conta, rsrs)


Zilhão de Beijos pra todas!!!

Vânia


PS: E continuarei acompanhando os blogs de vcs, mesmo que não comente, então sigam em frente! o/

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Câncer

Hoje vou falar um pouquinho sobre saúde.

Ontem (04/02) foi o Dia Mundial do Câncer, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a doença é a segunda principal causa de mortes em todo o mundo – perde apenas para doenças cardiovasculares.

Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer. A incidência da doença, de acordo com o órgão, pode ser reduzida por meio de estratégias de prevenção, de detecção precoce e de tratamento.

Os fatores de risco listados pela OMS e relacionados ao câncer incluem o uso de tabaco; infecções crônicas por vírus como o da hepatite B e o HPV; sobrepeso e obesidade; radiação; hábitos alimentares ruins; sedentarismo; abuso no consumo de álcool; e exposição a substâncias químicas.


O envelhecimento também é um fator de risco determinante no desenvolvimento do câncer, já que esta é uma doença fortemente influenciada por fatores ambientais. A exposição mais prolongada a agentes carcinogênicos (substâncias químicas do ambiente ou da alimentação e agentes físicos como certos tipos de radiação) resulta em uma maior chance no desenvolvimento de células tumorais. Portanto, quanto mais se vive, maior a chance de acometimento por câncer

Mas afinal, o que é o Câncer?

Câncer é o crescimento desordenado de células anormais que continuam a se multiplicar e dividir com essa anormalidade.

Essas células tendem a ser muito agressivas, formando os tumores (ou acúmulo de células cancerosas) que podem ser benignos ou malignos.

* Quando benignos, os tumores crescem e se multiplicam mas permanecem na mesma região onde teve início o câncer.

* Quando malígnos, as células podem invadir tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (o processo de disseminação das células cancerosas no corpo recebe o nome de metástase)

Geralmente, o câncer começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Algumas imagens de células cancerosas por microscopia eletrônica:

Câncer de mama













Divisão celular de célula cancerosa

Multiplicação tumoral com metástase



















Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nós corremos o risco a cada minuto de desenvolver algum tipo de câncer, pois nossas células se multiplicam todo o tempo. Aproximadamente a cada 30 minuto há nova divisão celular em nosso organismo, e com isso existe a chance de ocorrer algum erro na divisão que provocará uma nova célula anormal.


Mas felizmente nosso organismo possui mecanismos (chamados Checkpoints) que atuam como "analistas" no ciclo celular. Os checkpoints checam se a divisão celular está ocorrendo corretamente, se estiver ela segue seu curso, se houver algum dano na célula a divisão para e a célula anormal segue para ser destruída (por apoptose)

Célula sendo destruída por apoptose


Linfócito T (laranja) atacando célula cancerosa (roxo)
 
Macrófagos fagocitando célula cancerosa do pulmão


















Temos inúmeras células de defesa trabalhando todo o tempo para controlar irregularidades em nosso organismo, mas também precisamos ajudá-las cuidando um pouco da nossa saúde, pois pequenas mudanças já são o início de diversas prevenções de doenças futuras.

E vocês, estão cuidando da saúde? ;)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sombra Adesiva ColorOn


Quando a gente acha que já viu de tudo... ainda há lugar pra mais novidades!

A empresa americana ColorOn lançou uma linha de Sombras Adesivas que prometem facilitar a vida das mulheres que adoram maquiagem e não dispensam uma sombra!

As sombras adesivas já vem com tamanhos corretos pra aplicação e desenhos prontos para serem aplicados. Os desenhos variam entre tons e possuem jogos de cores com e sem delineador. Vejam alguns exemplos:


















Com os adesivos a aplicação de sombras fica muito fácil e é uma mão na roda pra quem sempre teve dificuldades em fazer uma make bacana, um degradê de cores e claro, conseguir deixar os 2 olhos iguais (quase uma missão impossível, haha XD)

Pra aplicar é só colocar o decalque sobre a pálpebra, pressionar com os dedos e retirar o adesivo em seguida.

As sombras possuem pigmentos minerais hipoalergênicos combinados. É uma praticidade sem limites e a gama de combinações é enorme! São tantas opções que vai ser difícil escolher uma na hora de sair, rsrs










 










O produto ainda não é vendido no Brasil, mas aposto que quando for, vai ser uma loucura hein!
E vocês, o que acharam da novidade? =D