segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Dilema dos Presentes e Lembrancinhas


Quando chegamos nessa época do ano, em que o comércio está a mil e lotaaado de coisas novas, iniciamos a maratona rumo às compras! É presente pro pai, mãe, avós, irmãos, tios, primos, sobrinhos, cachorro, caramujo... etc...etc... Fora as tão populares “lembrancinhas” para os amigos do trabalho e as amigas inseparáveis da faculdade! Mas mesmo com o comércio bombando, 13º brilhando no bolso e a chinezada rindo a toa, ainda ficamos indecisos na hora de escolher um presente!


Mas por que é tão difícil escolher um presente pra alguém que de alguma forma (geralmente) convive com a gente? Passei minha vida inteira vendo minhas tias errarem horrorosamente nos presentes (será mal de tias? rsrsrs). Mas isso é falta de atenção? Só de conviver alguns dias com uma pessoa você já faz uma idéia do que ela usa, do que ela ouve, seus gostos, seus hobbys, se é uma pessoa mais atirada ou mais recatada, moderninha ou retro.

Olha um exemplo: eu sou Bióloga, Amo bichos, tenho um mini Zoo dentro de casa, a família diz que uso demais roupa preta e não sou nada religiosa. Ainda assim consigo ganhar diversas roupas brancas e rosas, bonecas e coisas relacionadas com menininhas e crianças (criança não é minha praia ¬¬”) e na última ganhei de quebra um Santo Antônio (PRA QUE SE NAMORO HÁ 7 ANOS??? ME EXPLICA!!! Não to precisando arrumar hômi, cacilda! u.u”)

Agora vê se eu sou a louca?! Não era mais fácil me dar qualquer porcaria relacionada com bichos? Pelúcia, chaveiro, origami, sei lá! Quer me dar roupa? Dá logo uma coisa discreta poxa!

Pela cara dela esse é um "presentão"! hehe 
Claro que ninguém tem obrigação em acertar presentes sem saber exatamente o que estamos querendo! Mas a família é uma coisa que me intriga, porque vivemos juntos né? Como é possível errar SEMPRE nos presentes?
Às vezes fico pensando se não é uma tática pra eu poder me interessar mais pelo o que não gosto. Por exemplo, por eu não me interessar em ter filhos, talvez as tias fiquem preocupadas e tentem me dar coisas fofas e relacionadas á crianças pra ver se passo a me interessar mais (?!?) Até isso passa na minha cabeça como forma de explicação pra cada bugiganga nada a ver que ganho XP rs


Enfim, vamos ver algumas regras básicas para presentear alguém.
E eis a questão: O que dar de presente???

* 1º Presente já é esperado?
Está sabendo que aquela pessoa está desejando alguma coisa específica? Se sim, porque não fazer uma surpresa? Mas se você não tiver certeza de modelo, cor, tamanho do que quer que seja, melhor especular mais a pessoa e conseguir mais algumas informações sem dar na cara sobre o presente. (Homens de plantão: atenção nessa dica pra presentear sua amada! rs)

* 2º O Presente é item necessário ou aleatório?
Muitas vezes sabemos que a pessoa está precisando de alguma coisa específica (roupas, sapatos, bolsa, etc) e até podemos conversar com ela abertamente pra propor que o presente seja justamente algo que ela teria obrigatoriamente que comprar. Isso acontece muito comigo e meu namorado, quando estamos sem idéia pra presente legal, sempre rola o papo “mas você tá precisando de tal coisa!”. Claro que nenhum dos 2 gosta muito pois não rola aquela espera por Surpreeesa! WOW! Mas as vezes é uma boa ajuda =)

* 3º É pra mim ou pra ela?
Um erro fatal que muita gente comete, é dar um presente que pra você é o “MAIS LINDO DO MUNDO!” mas sem pensar no gosto da pessoa presenteada. Não adianta ir pelo seu gosto apenas, lembre-se que aquilo será dado pra agradar outra pessoa. Claro que presente tem que (de alguma forma) fazer lembrar da pessoa que deu aquilo! Dá sim pra deixar uma marquinha sua num presente, basta pensar um pouco. Hoje em dia tá na moda dar mais de 1 presentinho, então dá pra variar entre algo que a pessoa vá amar com certeza e algo que deixe uma lembrança sua.

* 4º Decidiu o item?
Tem certas coisas que às vezes são muito pessoais pra serem dadas de presente pra alguém que a gente conhece pouco.
Roupas e sapatos são algo ruim de arriscar e às vezes vão obrigar a pessoa a ter que ir trocar, rs.
Livros e CDs: conhece mesmo o gosto daquela pessoa? Tem certeza de que ela quer aquilo? Tem certeza de que ela já não tem aquilo?
Acessórios e bijouterias: Imagina o presente no estilo da pessoa?
Que tal algo pra casa? Para o escritório? Para o jardim? Quadros, porta-retratos, espelhos, e outros acessórios de decoração são sempre bem vindos.

* 5º Ela vai gostar/usar isso?
Pensou, pensou e ainda tá em dúvida? Aposte em algo discreto! Existem 3 saídas que se encaixam pra TUDO: Preto, Branco e Cinza!
Seja roupa, decoração, bijouteria, acessórios, aposte em cores discretas. Elas sempre vão combinar com alguma coisa e a pessoa vai lembrar do presente em algum momento. Busque sempre o equilíbrio!
Lembre também se você já viu a pessoa usando algo parecido, a escolha do material também é importante.
Se for qualquer outro tipo de presente (livro, CD, DVD) pense se mesmo com a invenção do MP3 e dos downloads de filmes pela internet, aquilo vai ser realmente utilizado pela pessoa (depois da invenção do MP3 eu não sei mais o que é um CD, hehehe XP)

                                                                                                 
Enfim, ainda há muito a se explorar nesse assunto sobre presentes, pois realmente não é fácil não, mas podemos tentar! Já temos sempre uma idéia meio premeditada sobre presentes e inovar acaba sendo difícil. Mas temos que lembrar que hoje em dia o comércio está lotado de TUDO o que possamos imaginar!

Você leu todo esse blá blá blá até aqui e ainda está sem idéia??? o.O"
Agora vai minha dica pessoal: Não importa qual será o presente/lembrancinha, o principal é investir na embalagem! Hoje em dia encontramos diversos modelos de caixas de presentes em vários lugares e a preços mega acessíveis! Fora que a pessoa ainda vai poder usar a caixa pra guardar alguma coisa (ponto pra utilidade, hehe)
Ainda assim tá sem grana pra caixas e tal? Existem diversos modelos de sacolas e saquinhos de papel e de plástico, todas muito decoradas. Fora que você pode comprar uma embalagem mais simples e sofisticar ela. Customize! (essa é a parte que mais gosto! XP)

 











E lembre-se, seja o presente ou a lembrancinha que for, dê aquilo de coração, fazendo multiplicar Carinho e Alegria naquele simbólico momento de troca de afeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me ajudem a melhorar sempre! COMENTEM! ;D